Por que a Câmara barra a aprovação das 30 horas

Foto: Federação Nacional dos Enfermeiros

Nesta terça-feira, 15/7, mais uma vez a Câmara dos Deputados não votou o projeto das 30 horas para a enfermagem, conforme estava previsto. Mesmo com toda a mobilização e pressão da categoria, em Brasília, liderada pela Federação Nacional dos Enfermeiros, a votação foi adiada mais uma vez.

Como sempre falaram mais alto os interesses dos donos de clínicas e casas de saúde particulares. É que a bancada da medicina privada tem grande força na Câmara dos Deputados. E são muitas os representantes do capital que se organizam em bancadas corporativas, acima dos partidos. Além da bancada da saúde privada, temos a do agronegócio, a da educação privada, dos fabricantes de armas e tantas outras.

Ou seja, na composição atual  do Congresso Nacional, o poder econômico conta com representação majoritária. Por isso, tantos projetos de interesse da classe trabalhadora e da população não avançam.

Está mais do que na hora, portanto, de uma reforma política, com a convocação de um Constituinte exclusiva, para passar a limpo o nosso sistema político. Só assim poderemos ter um Poder Legislativo que reflita o que é de fato a sociedade brasileira, acabando com a distorção atual, que faz com que  a imensa maioria da população que vive do seu trabalho seja minoritária no Parlamento.