Plebiscito Popular sobre a Reforma Política começa nesta segunda

otação pode ser feita pelo site www.plebiscitoconstituinte.org.br ou em locais definidos pela organização do plebiscito. Saiba onde estarão as urnas do Comitê Sindical Rio e participe!

Começa nesta segunda-feira (1) e vai até domingo (7) o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva da Reforma Política no país. Essa Constituinte é um anseio expresso nas manifestações de rua em junho e julho de 2013, quando os jovens, maioria dos manifestantes, se mostraram dispostos a lutar por melhores condições de vida, por mais recursos para educação, saúde, transporte. Os manifestantes exigiram mais direitos sociais e políticos, argumentando que a política atual não representa a maioria. O desejo da maioria é de mudanças profundas na sociedade brasileira.

Um dos pontos principais da reforma política, essencial para consolidar as mudanças, é acabar com o sistema de financiamento privado das campanhas eleitorais, atualmente baseado nas doações de grandes capitalistas. No Congresso Nacional é possível observar que 70% dos parlamentares representam empresários do agronegócio, da educação e das indústrias, quando a maioria da população brasileira é formada por trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo.

Mais da metade da população brasileira é formada por mulheres, mas apenas 9% delas são parlamentares. No caso dos negros, 51% dos brasileiros, ocorre fato semelhante: somente 8,5% os representam na Câmara dos Deputados e no Senado. Quando aos jovens entre 16 e 35 anos, 40% do eleitorado brasileiro, menos de 3% os representam no Congresso Nacional.

Diante desses fatos, a conclusão é óbvia: este Congresso não representa o povo brasileiro. É preciso alterar as regras do jogo com uma mudança democrática do sistema político brasileiro. As vozes de milhões que se fizeram ouvir nas ruas em 2013 não vão encontrar eco no atual Congresso Nacional.

URNAS DO COMITÊ SINDICAL RIO

1º A 5 DE SETEMBRO – URNAS FIXAS NO CENTRO

• Largo da Carioca (próximo à Rua da Carioca) – 11h às 19h
  • Rua Lélio gama, 105 (entre as sedes do Banco do Brasil e da Petrobrás, quase esquina com a Almirante Barroso) – 11h às 18h