PL 2564: assembleia aprova ato, ação na internet e paralisação

Em assembleia virtual realizada dia 8 de junho, os enfermeiros aprovaram uma agenda de mobilização pela aprovação do PL 2564, que cria o piso nacional de salários para os profissionais de enfermagem e garante as 30 horas para a categoria.

Com destaque para um manifestação no Copa D’Or, uma mobilização na internet e uma paralisação de 24 horas, as decisões aprovadas foram as seguintes:

• Ato no dia 30 de junho, às 10h, em frente ao hospital Copa D’Or.
  • Paralisação por 24 horas no dia 30 de junho.
  • Ação concentrada na internet, no dia 16 de junho, às 10h, com a frase “Agradeço as palmas, mas preciso de salário digno.” #Aprova PL 2564.
  • Estado permanente de mobilização/greve.
  • Colocar fitas brancas nas ambulâncias, nos carros de passeio e em todos os veículos possíveis.
  • Ratificação dos valores do piso salarial que constam do PL 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato: R$ 7.315,15 para enfermeiros, R$ 5.120,00 para técnicos de enfermagem e R$ 3.5677,00 para auxiliares de enfermagem e parteiras – valores correspondentes a um jornada de 30 horas.Já fazia parte da parte desta agenda de luta uma grande mobilização de caráter nacional, marcada para o próximo dia 14 de junho, em Belo Horizonte. A opção pela capital mineira deve-se ao fato de ser a cidade na qual reside o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Um carreata e um audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais fazem parte da programação. A ideia é pressionar o presidente do Senado a colocar o PL 2564 na pauta de votações.