Piso regional : Paulo Melo promete empenho pela aprovação de proposta dos trabalhadores

Reunido com os representantes da CUT-RJ, CTB, Nova Central, UGT, Força Sindical e CGTB, na tarde desta quinta-feira, 7 de fevereiro, o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), se colocou à disposição dos trabalhadores para liderar as negociações no Legislativo visando um acordo em torno do reajuste do piso regional de 2013.

Em nome da CUT-RJ estiveram presentes o presidente Darby Igayara e o secretário de Organização, Indalécio Wanderley, que também representa a central no Ceterj ( Conselho Estadual de Trabalho e Renda). Os deputados André Correa (PSD), líder do governo, e André Ceciliano (liderança do PT) também compareceram.

Coube ao economista Paulo Jagger, técnico da subseção do Dieese da CUT-RJ, abrir a reunião traçando um quadro histórico da implantação do piso no estado, enfatizando a necessidade da reposição das perdas acumuladas desde o ano 2000, quando ele foi criado.

A mensagem encaminhada pelo governador Sérgio Cabral à Alerj prevê um reajuste de 9%, enquanto a proposta da bancada dos trabalhadores é de 12,5%. Os patrões insistem em propor apenas 5,9%. No entanto, no processo de negociação, houve consenso entre as bancadas em relação à diminuição das faixas (de 9 para 5) e à atualização da nomenclatura de algumas categorias profissionais.

Além de falar da importância da recuperação do piso, Indalécio sublinhou a necessidade de se avançar para uma política permanente de reajuste do piso, com validade inicialmente para 2014 e 2015. O presidente da Alerj ressaltou o clima propício à negociação e informou que colocará a questão na próxima reunião do colégio de líderes, depois da qual abrirá o prazo para o recebimento de emendas. A expectativa de Paulo Melo é votar a matéria na primeira semana depois do carnaval.

Fonte CUT/RJ