Oito milhões de brasileiros dizem sim à reforma política

A democracia venceu e a capacidade de mobilização também. O SindEnfRJ, como parceiro da luta em defesa de uma reforma política urgente, celebra os quase 8 milhões de votos em todo o Brasil obtidos pelo plebiscito da  reforma política, realizado na Semana da Pátria.

Nada menos que 7.754.436 brasileiros e brasileiras votaram no “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”, nome dado ao processo de consulta organizado por centrais sindicais, movimentos sociais e entidades da sociedade. Destes, 97,05% disseram sim à reforma do sistema político.

“O SindEnfRJ não podia se omitir nesse momento. Sabemos, como ninguém, o que é enfrentar políticos que não têm apreço pelos valores e sentimentos do povo. A nossa luta pelas 30 horas vem sendo barrada na Câmara dos Deputados por deputados que fazem o  lobby da saúde privada”, afirmou a presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada.

Embora o monopólio que controla os meios de comunicação no Brasil tenha boicotado o plebiscito, a proposta de mudar o sistema político ganhou as ruas. É, sem dúvida, um fato político de extrema relevância o fato de  oito milhões de brasileiros de todas as regiões do Brasil acabarem de dizer não ao sistema político que está aí.

O que está sendo proposto pela sociedade é uma constituinte exclusiva, eleita apenas para esse fim, ou seja reformar o sistema político brasileiro, fazendo com que o Poder Legislativo passe a refletir a maioria da sociedade, que é formada pela classe trabalhadora.

O resultado foi fruto das mobilizações de rua que aconteceram nos últimos anos no Brasil. Ao todo, foram abertas mais de 40 mil urnas. Participaram de mais de 450 organizações sociais, foram montados mais de 2 mil comitês populares organizados em todos os estados da federação, envolvendo 120 mil voluntários em todo o país.

Agora, entre os dias 14 e 15 de outubro, as organizações sociais envolvidas no processo, realizarão uma plenária nacional em Brasília, para a qual são esperadas cerca de 2 mil pessoas. Na ocasião, o resultado do plebiscito será entregue aos chefes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.