O PISO SALARIAL É NOSSO! LULA ASSINA PLN QUE GARANTE CUSTEIO

O grande dia chegou e, finalmente, a Enfermagem teve uma de suas mais importantes reivindicações atendida. Nesta terça-feira (18/04), o presidente Luís Inácio Lula da Silva reuniu-se com representantes do Fórum Nacional de Enfermagem e de sindicatos e assinou o projeto de lei (PLN) do Congresso Nacional que estabelece a fonte de custeio para que estados, municípios, entidades privadas contratualizadas em até 60% pelo SUS  e entidades filantrópicas paguem o Piso Nacional da categoria. Diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ), Líbia Bellusci estava ao lado de Lula no momento da assinatura e comemorou, com os punhos erguidos, este momento histórico.

Para ela, que também discursou durante a cerimônia, a Enfermagem sempre acreditou que o presidente iria cumprir uma de suas principais promessas de campanha que era pagar o piso de R$ 4.750 para enfermeiros, R$ 3.325 para técnicos de Enfermagem e R$ 2.375 para auxiliares de Enfermagem e parteiras. Líbia fez questão de citar e prestar homenagem aos profissionais de Saúde que perderam a vida durante a pandemia da Covid-19. A previsão, agora, é que o PLN seja votado no Congresso no próximo dia 26. Assim que for aprovado, o projeto será enviado ao STF para que a decisão de suspender a Lei do Piso, norma aprovada no ano passado, seja revogada.

Com isso, um crédito especial de R$ 7,3 bilhões no Orçamento da Seguridade Social será utilizado para o pagamento da categoria. O presidente do SindEnfRJ, Marco Schiavo, e a diretora Elizabeth Guastini também estiveram na cerimônia de assinatura do PLN e festejaram a vitória depois de uma luta de muitos anos da Enfermagem.