Número de profissionais que serão contratados via NERJ é insuficiente

Durante reunião com representantes de entidades de servidores , integrantes de conselhos de saúde, do Coren e a deputada federal Jandira Feghali, o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde, Alessandro Coutinho, anunciou que entre junho e setembro deste ano cerca de mil profissionais de várias categorias serão contratados de forma  temporária via NERJ. Essa quantidade, no entanto, está longe da ideal para suprir a falta de pessoal na rede federal do Rio. Na reunião, que aconteceu nesta segunda-feira, 4/5, o SindEnfRJ foi representado pela presidente Mônica Armada e pelo diretor Março Schiavo.

Como sempre, o Ministério da Saúde alega restrições orçamentárias para a limitação da contratações. Pudera. Quando o  governo golpista congelou por 20 anos os gastos sociais não faltaram alertas da sociedade sobre as consequências nefastas para a população dessa decisão absurda. As entidades seguem cobrando a realização de concursos públicos, único mecanismo capaz de democratizar de fato o acesso ao serviço público.

Os enfermeiros contratados pelo NERJ receberão R$ 2.455,00. Veja o número de vagas em cada uma das unidades federais do Rio :

Bonsucesso – 300
Andaraí – 70