Novas regras para aposentadoria de servidor federal entram em vigor hoje

Entram em vigor hoje, para os novos e futuros servidores federais com vencimentos acima do teto da Previdência, de R$ 4.159, as regras da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp). Com as novas regras, o servidor deverá contribuir com os mesmos 11% de sua remuneração até o teto da Previdência e escolher o percentual adicional para complementar o valor integral que recebe na ativa, como em fundos de previdência complementar.

A União, como patrocinadora da Funpresp, vai contribuir com até 11% do teto da Previdência (cerca de R$ 457) e com até 8% do valor que exceder o teto. No momento da aposentadoria, o servidor receberá 100% da rentabilidade líquida do montante que terá sido investido ao longo dos anos. Esse modelo será válido para todos os novos servidores que ganham acima do teto da Previdência, mas a adesão à complementaridade do valor integral é opcional.