NOTA DE REPÚDIO: MUNICIPALIZAR O ANDARAÍ NÃO É A SOLUÇÃO DE NADA

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) repudia com veemência a atitude tomada pelo Ministério da Saúde de municipalizar o Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio. A Prefeitura do Rio não tem mínimas condições de cuidar de forma eficiente e com competência das unidades hospitalares da cidade. E isso tem sido demonstrado a todo momento, vide o caso terrível da morte de um paciente dentro do elevador que parou de funcionar no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na semana passada.

O SindEnfRJ chama ainda atenção para o fato de que a maior parte dos hospitais e postos de Saúde da cidade do Rio se encontra terceirizada, sob a administração de organizações sociais. Essas entidades estão afundadas em escândalos de corrupção e são massa de manobra para conchavos políticos e eleitoreiros. Além do mais, a Prefeitura não conta com expertise alguma para lidar com determinados procedimentos médicos de alta complexidade, como os relacionados à Oncologia, por exemplo. O Hospital Federal do Andaraí é uma referência nessa área e a sua municipalização intempestiva vai prejudicar o tratamento de muitos pacientes e a distribuição de medicamentos, além de danificar anos de pesquisa e de comprometimento.

O que resolve a situação dos hospitais federais no Rio é o investimento estrutural e a realização de concurso público para aumentar a força de trabalho dessas unidades. No passado, hospitais federais que foram municipalizados tiveram o processo interrompido e voltaram para as mãos do Governo federal por total incapacidade e inépcia da Prefeitura de geri-los. O Hospital Federal do Andaraí não pode passar por isso! O Sindicato dos Enfermeiros vai lutar para que ele permaneça sob a administração da União e que receba a atenção e os cuidados que merece.