NOTA CONJUNTA CONTRA INTERVENÇÃO NOS HOSPITAIS FEDERAIS DO RIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No último dia 9/04, ocorreu uma reunião preocupante na Casa Civil, liderada por Rui Costa, que teve como objetivo discutir a “Intervenção” nos hospitais federais do Rio de Janeiro. As presenças da Ministra Nísia e da Ministra Ester , como espectadoras , demonstram a gravidade do assunto tratado nesse encontro, que envolve o fim da Rede Federal do Rio de Janeiro por meio de uma divisão entre Estado, Município, Ebserh, Rede Conceição, PPP e OSs.

É lamentável que, mesmo após resistência contra a desestruturação da rede nos governos Temer e Bolsonaro, isso esteja ocorrendo durante o governo de Lula. É necessário que o presidente Lula e a Ministra Nísia se posicionem sobre esse assunto, pois o presidente se elegeu com um discurso contrário à privatização em áreas essenciais para o desenvolvimento econômico do país, como pode concordar com uma política tão prejudicial ao SUS? Onde está a biografia de lutas democráticas e defesa do SUS da Ministra Nísia?

Como tal proposta, diante da sua magnitude, pode ser cogitada às vésperas da 4° Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde? Sem observar os princípios e diretrizes de Gestão Participativa, e sem qualquer avaliação do Controle Social.

Como podem permitir a transferência da gestão para o Estado, Município e Ebserh, entidades que não conseguem gerir adequadamente seus próprios equipamentos de saúde? Em relação à Ebserh, quais melhorias ela trouxe para os HUs? Tudo isso está sendo “planejado” sem nenhum diálogo com o controle social do SUS, os movimentos sociais e sindicais, violando a Constituição Federal.

O desmonte já começou, com a transferência de patrimônio, imóveis e servidores para outros órgãos. É necessário impedir a privatização e o desmonte da rede! Essa rede só funciona de forma integrada e é responsável por procedimentos de alta complexidade, que as demais redes não fazem. Os servidores e os movimentos sociais precisam se manifestar!

Não se iludam, servidores! Se a rede acabar, vocês serão esquecidos até serem extintos. No futuro será priorizada a contratação da mão de obra precária, os concursos públicos serão abolidos (como na SES e SMS-Rio de Janeiro) e a Constituição jogada no lixo. Portanto, é essencial unir forças com todos aqueles que realmente desejam defender a rede federal e o SUS.

Vamos barrar o desmonte! Na próxima terça-feira, dia 24/04, às 14horas, gestores do MS de Brasília estarão no Rio de Janeiro. Vamos nos unir e dizer não ao desmonte da rede federal! Exigimos concurso público e reestruturação da carreira!

Sindicato dos Enfermeiros

Sindicato dos Técnicos de Enfermagem

Sindicato dos Auxiliares Técnicos

Sindicato dos Nutricionistas

Sindicato dos Farmacêuticos

Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

Sindicato dos Psicólogos

Sindicato dos Assistentes Sociais

Sindicato dos Médicos

Sindicato dos Fonoaudiólogos

Federação Nacional dos Médicos

Sintsaude

Fenasps

rtp slot gacor

bento4d

situs toto

bento4d

crowncellars.org

idikotapekalongan.org

situs slot gacor