NERJ: governo não cumpre acordo e quer deixar contratados de mãos abanando

Durante a greve da enfermagem nas unidades federais de saúde do Rio em meados do ano passado, foi celebrado um acordo com o Ministério da Saúde garantindo um significativo reajuste para os contratados do NERJ. No entanto, o governo federal primeiro se calou sobre o acerto e, mais recentemente, assumiu, através do Ministério do Planejamento, que não honrará a palavra.

A justificativa é mesma de sempre : restrições orçamentárias e dificuldades de caixa da União. Mas a desculpa pelo não cumprimento do acordo feito com o ex-ministro Arthur Chioro não resiste a questionamentos banais. O alegado problema financeiro, por exemplo, já era público e notório na ocasião em que o sindicato chegou a um acordo como MS. Então, a situação parece ainda mais grave, pois indica que o governo assumiu um compromisso mesmo sabendo que não pagaria.

O SindEnfRJ vai continuar cobrando e pressionado até que o governo entenda que palavra é para ser cumprida.