Negociação coletiva: chega de enrolação

Depois de oito meses de tentativas, sem nenhum avanço por parte dos patrões, que se recusam a conceder reajuste salarial ou até mesmo pagar o piso regional de R$ 1.861,44, os enfermeiros do Rio de Janeiro consideram esgotadas as negociações para a renovação da convenção coletiva 2011/2012. A situação a que chegamos é resultado da intransigência do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio de Janeiro, que, em nenhum momento, mostrou a mínima intenção de aceitar qualquer das propostas apresentadas pelos representantes dos trabalhadores.

Ao longo desses oito meses, a direção do SindEnfRJ deixou claro que jamais aceitaria assinar a convenção coletiva em condições que fossem prejudiciais aos enfermeiros, como pretendiam os patrões. Por isso, optamos por encerrar a negociação sem assinatura de nenhum acordo. Cabe agora às empresas conceder a seus empregados enfermeiros a reposição das perdas provocadas pela inflação com base no INPC apurado de 1º de novembro de 2010 a 31 de outubro de 2011, além de R$ 1.861,44, retroativo a 1º de fevereiro. Esses são direitos garantidos em lei, e os empresários da saúde não podem se recusar a cumpri-las.

Além disso, o SindEnfRJ continuará trabalhando, pelos meios que lhe cabem, inclusive recorrendo ao Ministério Público do Trabalho e à Justiça, para garantir aos enfermeiros melhores condições de trabalho e respeito a todos os seus direitos. Encerramos a negociação com os patrões, mas o trabalho para conquistar melhorias para a categoria continua.

Solicitamos a todos os enfermeiros da Rede Privada que não estejam recebendo salário de acordo com a Lei Estadual que façam denuncia ao Sindicato através do e-mail sindenfrj@sindenfrj.org.br para que o Sindicato faça uma representação junto ao Ministério do Trabalho de todas as empresas que não estão cumprindo com os direitos da categoria.