Na abertura da Semana da Enfermagem, Mônica Armada denuncia pouco caso dos governos com a saúde

A presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada, foi uma das palestrantes do ato de abertura da Semana da Enfermagem (de 12 a 20 de maio), na Câmara dos Vereadores do Rio, organizada pelo vereador Reimont, e que aconteceu nesta sexta-feira, 11/5, no plenário do Legislativo municipal.

Este ano, o tema é “A centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”. Em sua fala, Mônica apontou vários fatores que dificultam o cuidar por parte do enfermeiro. Do ensino à distância que prejudica uma formação adequada ao congelamento dos gastos com saúde imposto pela PEC 55, passando pela falta de pessoal nas unidades de saúde das redes municipal, estadual e federal, ela traçou um panorama das mazelas que impedem um cuidar adequado da população.

– Diante de tantos problemas, nos perguntamos : como cuidar ? Mas não temos outro caminho que não seja o da luta e da mobilização. É preciso fortalecer a unidade entre todos os que defendem uma saúde pública de qualidade. E é importante lembrar que estamos num ano eleitoral. Mais do que nunca é hora cobrar e pressionar – conclamou a presidente do sindicato.