MP DO PISO: ENFERMAGEM DO RIO PARA NO DIA 14

Em assembleia online conduzida, na última quarta-feira (08/02), pelo diretor Marco Schiavo, o Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ), representando a categoria, aprovou uma paralisação de 24 horas para a próxima terça-feira (14/02). Os profissionais vão seguir o que determina a Lei de Greves e manter 30% do efetivo de enfermeiras e enfermeiros trabalhando. Às 8h do próprio dia 14, o SindEnfRJ fará um ato público em frente ao Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, na Zona Norte da capital fluminense. Para isso, convocou os 70% que aderirem para a manifestação.

A paralisação se deve ao impasse que envolve a edição, pelo Governo federal, de uma Medida Provisória que garanta a liberação dos fundos para o pagamento do Piso Nacional aprovado no ano passado. Segundo o que foi acordado, a MP deve destinar, em um primeiro momento, recursos do superávit dos fundos públicos federais para pagar os salários da Enfermagem. Sobre a paralisação, o SindEnfRJ, também como exige a Lei de Greves, fará um comunicado oficial aos hospitais particulares e às secretarias municipais de Saúde de todo o estado, assim como à Secretaria Estadual de Saúde.