Mônica: “Pressão sobre governador deu certo e triênios saíram”

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Mônica Armada, tem uma boa notícia para os servidores da saúde do estado: “A pressão feita pelo sindicato junto ao governador do Rio, Cláudio Castro, funcionou e hoje, 31 de março, os servidores da saúde que tiveram seus triênios congelados já podem visualizar nos contracheques a diferença de valores retroativa a janeiro deste ano.”

O problema começou quando, durante pandemia, a Lei 173 determinou a proibição de aumentos salariais para os servidores, bem como o congelamento da contagem dos triênios. Em 2022, uma nova lei do Executivo federal autorizou que aos servidores da saúde e da segurança pública a contagem de serviço para a aquisição de novos triênios ainda no transcurso na pandemia, mas com impacto financeiro apenas a partir de janeiro de 2022.

Contudo, como o governo do estado não vinha cumprindo esse dispositivo  desde janeiro deste ano, o Sindicato dos Enfermeiros passou a pressionar o governador para que cumprisse a lei. Deu certo.

“A luta sempre vale a pena. O sindicato dos Enfermeiros continuará defendendo que todos os servidores tenham o mesmo direito do pessoal da saúde e segurança”, afirma Mônica.