MINISTÉRIO E FNS APRESENTAM RECADASTRAMENTO DE TRABALHADORES

Na última terça-feira (13/06), representantes do Ministério da Saúde e do Fundo Nacional de Saúde (FNS) apresentaram, em uma reunião com o Fórum Nacional da Enfermagem, a plataforma que foi desenvolvida pelo Governo federal para que os gestores estaduais e municipais possam recadastrar os profissionais da Saúde. Com isso, unidades que são OS, filantrópicas e que contratualizam até 60% do SUS também deverão informar aos entes a que são vinculadas os dados que precisam ser inseridos. Coordenadora do Fórum e diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ), Líbia Bellusci explica que, para ter acesso ao sistema, é preciso senha e login.

Ela acredita que, a depender do que o MS informou, o Portal do FNS deverá estar atualizado com todas essas informações o quanto antes. Líbia gravou dois vídeos para as redes sociais do SindEnfRJ explicando o passo a passo do funcionamento deste novo cadastro (veja as imagens clicando nos links no fim da matéria). Todos os profissionais que têm direito ao Piso Nacional da Enfermagem, ou seja, enfermeiros, técnicos e auxiliares, constarão desse recenseamento da Enfermagem feito pelos estados e municípios. Os dados permanecerão no portal na seção do Invest SUS. Assim, de acordo com Líbia, a categoria vai informar com transparência quem são os trabalhadores que receberão, a partir do dia 1o de julho, o novo piso salarial.

Vídeo 1: https://www.instagram.com/reel/Ctca9PYLBx2/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Vídeo 2: https://www.instagram.com/reel/Ctchnz5rI2y/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==