Ministério da Saúde garante que não haverá estadualização dos hospitais no Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ao contrário do balão de ensaio que chegou a ser publicado no jornal O Dia, na coluna Informe, não haverá transferência de gestão das unidades federais de saúde para o estado. A garantia foi dada pelo Ministério da Saúde, através do Diretor Geral de Hospitais do Rio de Janeiro, Cao  Moraes, nesta quarta-feira, 14/02, durante reunião com a presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada.

Segundo Cao Moraes, não há riscos de uma mudança dos profissionais para o Estado e o que está sendo tratado é a regulação da Assistência Medica no Rio que terá como base quatro pontos: a revisão do rerfil  assistencial das unidades de saúde; a definição de critérios e procedimentos para  a regulação unificada; o aumento da compra unificada de material, insumos e equipamentos e a qualificação permanente dos gestores dos gestores dos hospitais e dos sistemas de saúde.

As três esferas ( governo federal, estadual e municipal)  atuarão em conjunto na contratação de serviços e na compra de medicamentos e suprimentos hospitalares, como forma de reduzir os custos. Com a medida, o governo federal quer economizar para oferecer mais serviços de saúde e para a construção de novos hospitais. A qualificação de profissionais de saúde das redes municipal, estadual e federal e a reestruturação dos serviços oferecidos pelos hospitais universitários e filantrópicos. O objetivo é garantir a assistência em todas as regiões do estado.

 

 

Redação Imprensa SindEnfRj