MANIFESTAÇÃO PELO PISO DA ENFERMAGEM PARA A CAPITAL FEDERAL

Uma manifestação levou enfermeiros e técnicos e auxiliares de Enfermagem de todo país para Brasília na última quarta-feira (28/06). Os profissionais se concentraram na Esplanada dos Ministérios, onde protestaram a favor do pagamento do Piso Salarial Nacional. Atualmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando a liberação do reajuste e analisando a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que estabeleceu regras para o pagamento em estados e municípios. Representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ) participaram da manifestação.

Diretora do SindEnfRJ, Líbia Bellusci disse que a Enfermagem também fará protestos na capital fluminense. Ela comentou que o STF não pode legislar, postergando o pagamento do Piso Nacional. Nesta quinta-feira (29/06), a categoria foi para a porta dos hospitais dos Servidores e Souza Aguiar, ambos no Centro do Rio, reivindicar o cumprimento da Lei 14.434/22, que instituiu salários de R$ 4.750 para enfermeiros, R$ 3.325 para técnicos e R$ 2.375 para auxiliares. Para marcar posição, a Enfermagem decidiu realizar uma paralisação por dois dias – quinta e sexta (30/06) – na cidade do Rio.