Manifestação pelas 30 horas reúne profissionais de enfermagem

Profissionais de enfermagem de várias unidades de saúde do Rio de Janeiro participaram esta manhã na porta do Hospital Federal de Bonsucesso de manifestação para cobrar a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que estabelece a jornada semanal de 30 horas para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. O ato foi convocado pelo Fórum 30 Horas Já do Rio de Janeiro e fez parte da jornada nacional para exigir dos deputados que a colocação na pauta de votação o projeto das 30 horas, que espera votação desde 2009.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Mônica Armada, uma das coordenadoras do Fórum 30 Horas Já, disse que a adesão de profissionais das três categorias ao ato mostra que eles não aceitam mais protelações e enrolação do Congresso. “Não há mais justificativa para adiar a votação do projeto das 30 horas”, disse ela.

Também participaram da manifestação o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ), Darby Igaraya, o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro (Satemrj), Roberto Pereira, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Pedro de Jesus Silva, e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABE), Sônia Alves, além de diversos dirigentes sindicatos.

O dia 16 de maio foi escolhido pelo Fórum 30 Horas Já como uma jornada de mobilização de profissionais de enfermagem de todo o país. No Rio, o local definido foi o Hospital Federal de Bonsucesso por ser a maior unidade de saúde do governo federal na cidade.

Mônica Armada explicou que a luta pela jornada semanal de 30 horas é hoje a principal bandeira de luta dos sindicatos de profissionais de enfermagem do Brasil. E, no Rio de Janeiro, uma das principais metas é garantir a jornada diferenciada nas unidades federais, já que o município e o governo do estado já a praticam.

Mas ela lembrou que, assim que for aprovado o projeto, a nova jornada valerá para todos os trabalhadores da enfermagem, sejam da rede pública ou da privada. Com isso, disse ela, serão garantidas melhores condições de vida e de trabalho a enfermeiros, auxiliares e técnicos e melhores condições de atendimento à população.

Mônica afirmou que essa não é uma luta corporativa, mas de toda a sociedade, pois melhores condições para os profissionais de saúde significam melhores condições de assistência às pessoas. “Por isso, toda a sociedade deve se engajar na defesa das 30 horas”.

A vice-presidente do SindEnfRJ, Líbia Bellusci, informou que novas manifestações serão realizadas até que o projeto seja aprovado. Por isso, ela convocou todos os profissionais de enfermagem de todo o país a se mobilizarem cada vez mais, participando dos atos, conversando com seus colegas de trabalho e pressionando deputados. “A mobilização é o caminho para a vitória”, afirmou Líbia.