Manifestação pede jornada de 30 horas semanais

Pelo menos três mil profissionais de Enfermagem participaram na quinta-feira da manifestação organizada pela Federação Nacional dos Enfermeiros e pelo Fórum Nacional 30 Horas Já para cobrar a votação pelo Congresso do projeto de lei 2.295/00 que fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho dos enfermeiros, dos técnicos e dos auxiliares de Enfermagem. A manifestação, em frente ao Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, onde se realiza a 14ª Conferência Nacional de Saúde, teve a participação de representantes de todo o país. A caravana do Estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 300 pessoas, chegou à capital em seis ônibus.

Participaram do ato presidentes de várias entidades do movimento sindical e da área de enfermagem, entre eles, Mônica Armada (Sindicato dos Enfermeiros do RJ), Pedro de Jesus Silva (Conren-RJ), Ivone Cabral (Associação Brasileira de Enfermagem – Aben), Lião (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde – CNTS), Manoel Néri (Cofen), Solange Caetano (Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE).  Darby Igayara (CUT-RJ). Também marcou presença a deputada Enfermeira Rejane(pcdob).

Logo após o ato, representantes da categoria reuniram-se, numa das tendas armadas para a Conferência, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para cobrar pressa na aprovação da jornada de 30 horas. Ele alegou que é preciso estudar o impacto na folha de pagamento, mas se comprometeu a apresentar, até o início de 2012 –  parecer do Ministério da Saúde, e encaminhar para votação, mas que isso depende da existência de acordo entre os participantes do Grupo de Trabalho que atenda aos dois lados.

o mesmo dia, representantes da categoria reuniram-se com o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho. Depois de ouvir os argumentos dos profissionais da Enfermagem, mostrando que a aprovação da jornada de 30 horas representará um avanço não apenas para os trabalhadores, mas para toda a sociedade, já que impactará na qualidade dos serviços de saúde, Carvalho prometeu interceder com o ministro Alexandre Padilha e explicar a importância da regulamentação da jornada de 30 horas.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Mônica Armada, considerou muito produtivas a manifestação e as reuniões realizadas em Brasília, que expuseram para a sociedade, para parlamentares e para o governo a necessidade de regulamentar o mais depressa possível a jornada de 30 horas para os profissionais de Enfermagem. Ela destacou ainda a importância da grande participação de profissionais de todo o Brasil nas atividades, organizadas  pelo Fórum Nacional 30 Horas Já. “Foi uma demonstração de união e de que a categoria vai continuar firme a luta pela jornada de 30 horas”, disse Mônica.