Manifestação explica à população a importância das 30 horas

O Fórum 30 Horas Já do Rio de Janeiro promoveu no dia 20, durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe, manifestação em Copacabana para explicar à população a importância de apoiar a luta pela aprovação do projeto de lei 2995/2000, que regulamenta a jornada semanal de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Durante o ato, que atraiu dezenas de pessoas à porta do Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, foram distribuídos um documento explicando a importância das 30 horas e bombons.

Zuleida Vidal, tesoureira do SindEnfRJ, explica a um casal a importância da jornada de 30 horas para a sociedade
Representantes do Fórum 30 Horas já se reuniram no sábado em frente ao posto de saúde de Copacabana

Os representantes do Fórum 30 Horas Já do Rio de Janeiro – formado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro (Satemrj), pela Associação Brasileira de Enfermagem, pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ)  e pela  CUT-RJ – receberam apoio das pessoas que passavam pelo local, principalmente os maiores de 60 anos que procuravam o posto para serem vacinadas e os pais e mães que levavam os filhos menores de 2 anos para tomar a vacina. A presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada, disse que foi gratificante a boa acolhida que a campanha pelas 30 horas recebeu. “As pessoas entenderam que a regulamentação da jornadas de 30 horas semanais para a enfermagem será uma conquista de toda a sociedade”, disse ela.

A presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada, conversa com uma idosa em frente ao posto de Copacabana

Durante a manifestação, os representantes do Fórum 30 Horas Já do estado ressaltaram que a jornada de 30 horas é um passo necessário para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais de enfermagem e, como consequência, de atendimento à população. E lembraram que é a enfermagem que cuida do paciente 24 horas por dia, desde sua recepção nas unidades de saúde (clínicas e hospitais) até sua saída, acompanhando-o e aplicando o tratamento recomendado, inclusive em domicílio