Luta e sacrifício levam à conquista do piso salarial nacional

A vitória é de cada enfermeiro, cada técnico e cada auxiliar de enfermagem, sejam eles trabalhadores dos grandes centros urbanos, das cidades médias e pequenas ou do interior mais remoto do país.

O piso salarial da enfermagem aprovado nesta quarta-feira (4) pela Câmara dos Deputados, por 440 a favor e apenas 12 contrários,  depois de ter sido aprovado pelos senadores, é nacional e cria um padrão salarial  único, um parâmetro mínimo de vencimentos há muito reivindicado pelos profissionais de enfermagem.

Mas uma palavra mágica defini esse passo importante rumo à valorização plena da categoria: luta. Quantos atos, mobilizações, paralisações e passeatas esses trabalhadores organizaram no Brasil inteiro? Quantas caravanas a Brasília? Quanta negociação e pressão junto aos parlamentares?

Vencemos. Hoje é dia de festa. Mas seguiremos em frente rumos a novas conquistas. A próxima há de ser as 30 horas.

Piso salarial nacional aprovado pelo Congresso Nacional e que agora vai à sanção do presidente da República: Enfermeiro – R$ 4.750,00; Técnico de Enfermagem – R$ 3.325,00; Auxiliar e Parteira: R$ 2.375,00.