Luta dos trabalhadores da saúde do Rio arranca pagamento de salários atrasados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Greve, manifestações de rua, presença nas audiências do TRT, unidade das categorias em luta, denúncia à população e à mídia. Ufa, valeu a pena! Os salários de outubro, novembro e 13º dos trabalhadores das OS que administram as unidades de saúde da prefeitura do Rio finalmente estão sendo pagos. Durante a audiência do TRT que aconteceu nesta terça-feira (17) o desembargador Cesar Marques informou que o arresto das contas da prefeitura já atingira R$ 224 milhões, valor suficiente para quitar os pagamentos em atraso. A expectativa é que todos os salários sejam liquidados até o fim desta quarta-feira (18). Assim,  os trabalhadores e seus familiares poderão ter um Natal melhor. Mas a greve dos enfermeiros continua até que tudo seja resolvido.

Contudo, o prefeito Crivella não desistiu de atuar contra os trabalhadores e a população. Primeiro, para criar um clima de comoção em torno da penúria financeira da cidade, situação que é de sua inteira responsabilidade, decidiu suspender toda e qualquer movimentação por parte do Tesouro Municipal até segunda ordem. Depois, a procuradoria da prefeitura recorreu ao Supremo Tribunal Federal para tentar evitar novos arrestos, sob o argumento de que os bloqueios desestabilizam as contas da prefeitura. Isso equivale, na verdade, a confessar que novos atrasos voltarão a acontecer nos próximos meses. Então, a prefeitura busca na justiça deixar suas contas a salvo de futuros arrestos para pagar os salários. É muita desfaçatez!

Nesta quinta-feira (14) tem mais uma audiência no TRT, às 13h. No mesmo local, os enfermeiros realização uma assembleia para definir os rumos do movimento. É muito importante a presença da categoria.