Justiça para Edma e Marcos Valadão; julgamento é dia 11/5

Decorridos 23 anos do assassinato de Edma Valadão (presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio) e Marcos Valadão (presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção RJ), finalmente se abre a possibilidade de que a justiça seja feita. O julgamento pelo TJ-RJ está marcado para esta quarta-feira, 11 de maio.

Sentarão no banco dos réus Gilberto Linhares Teixeira, que presidiu o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), no período de 1987 a 1991, e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), de 1991 a 1997,  Wenceslau Caldeira Constantino, enfermeiro que integrou diretorias do Coren-RJ na mesma época, e Alfredo Coelho Cavalcanti Filho, agente penitenciário.

Cumprindo seu deveres como dirigentes de entidades representativas da categoria,  Marco e Edma vinham denunciando graves irregularidades no sistema Cofen/Conselhos Regionais. O casal estava prestes a apresentar ao Ministério Público um dossiê contendo cópias de documentos sobre as irregularidades.

A direção do Sindicato dos Enfermeiros do Rio se une às vozes que clamam por justiça neste processo que se arrasta desde 1999. O assassinato covarde dos colegas enfermeiros não pode ficar impune.

Rio de Janeiro, 9 de maio de 2022

Direção do Sindicato dos Enfermeiros do Rio