JUSTIÇA AUTORIZA ADESÃO DE 40% DA REDE PRIVADA À GREVE

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) conseguiu uma vitória importante nesta segunda-feira (13/03). Depois de duas liminares impetradas pela rede privada de Saúde e pela Prefeitura do Rio para permitir que apenas 20% dos trabalhadores dos hospitais e clínicas particulares, das OS e do Rio Saúde aderissem à greve que teve início no último dia 10 de março, a Justiça aceitou reivindicação do SindEnfRJ e estendeu a participação desses profissionais na paralisação para 40%. Além disso, os magistrados estipularam um prazo de 24 horas para que o sindicato apresente uma proposta para o pagamento, no Rio, do salário estipulado pelo Piso Nacional da Enfermagem.

Com a decisão que dobra o percentual de participação da rede privada, OS e Rio Saúde, 60% da categoria que presta serviço nesses locais devem permanecer nos postos de trabalho. Já no caso dos estatutários da rede pública, a Lei de Greve continua valendo, com 70% de adesão e 30% no atendimento. Ainda nesta segunda, o sindicato realizou um ato público em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, no Centro do Rio. A categoria só vai interromper a paralisação quando enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e parteiras receberem o que ficou definido no Piso Nacional aprovado em 2022.

Na próxima quarta-feira (15/03), o SindEnfRJ convoca os profissionais de Saúde para mais um ato público, desta vez, às 9h, em frente ao Hospital Federal Cardoso Fontes, na Avenida Menezes Cortes, 3.245, em Jacarepaguá.