INSALUBRIDADE: COMISSÃO ENCONTRA CENÁRIO DESOLADOR NO RIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cumprindo parte do acordo de greve assinado junto ao Ministério da Saúde visando o pagamento da insalubridade em grau máximo, representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ) e do Sindsprev visitaram, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, os hospitais federais localizados na capital fluminense. De acordo com os sindicalistas, as condições encontradas na maioria das unidades foram desoladoras, com falta de equipamentos, descaso com a Segurança do Trabalho e risco de acidentes por problemas na infraestrutura dos prédios. As visitas foram acompanhadas pela Comissão de Verificação de Insalubridade constituída pelo Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do MS.

O grupo esteve nos hospitais federais da Lagoa, de Ipanema, de Bonsucesso, dos Servidores, do Andaraí e no Cardoso Fontes. Na maior parte deles, os locais destinados a isolamentos não contam com filtro EPA/Pressão Negativa. Os sindicatos notaram que não é realizado exame periódico dos trabalhadores dessas unidades. Muitos deles, inclusive, ficam expostos à radiação ionizante e não recebem os EPIs preconizados. Os representantes do SindEnfRJ e do Sindsprev disseram que urge a necessidade de aplicação imediata das normas vigentes de segurança e o pagamento da insalubridade em grau máximo, ou seja, 20% para os trabalhadores.

Para piorar a situação, a Comissão do MS e os sindicalistas encontraram, no décimo andar do Hospital Federal da Lagoa, o teto totalmente infiltrado, com baldes espalhados por todo o piso, visando conter a água que escorria. Além do ambiente insalubre, o risco de acidentes, com queda de médicos, enfermeiros e pacientes, é uma realidade.