Inaugurada a subsede do SindEnfRJ na Região Sul Fluminense

Na noite da última sexta-feira (6/2), o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro deu um importante passo rumo à consolidação da política de interiorização da entidade : foi inaugurada a subsede de Barra Mansa, para atender as demandas trabalhistas e jurídicas dos enfermeiros de toda a Região Sul Fluminense.

O ato de inauguração contou com as presenças de dirigentes do SindEnfRJ e de outros sindicatos, da CUT-RJ, do presidente da Câmara dos Vereadores de Barra Mansa, vereador Marcelo Cabeleleiro, e do presidente da Subseção da OAB de Volta Redonda, Alex Martins.

– Essa noite de festa representa muito para nós. A interiorização do sindicato é um desejo antigo nosso. Mas sempre encontramos dificuldade para implementá-la. Agora, estamos cumprindo um dos compromissos assumidos durante a última eleição do sindicato. A subsede vai fazer com que possamos atender a todos os enfermeiros da região. Vamos arregaçar as mangas para atender às necessidades da categoria, tais como piso salarial e melhores condições de trabalho – disse Mônica Armada, presidente do SindEnfRJ.

As diretoras Elizabeth Guastini, Denise Sanches e Selma Rodrigues também representaram o Sindicato dos Enfermeiros na solenidade. Mônica, durante sua fala, também fez questão de agradecer ao enfermeiro Sérgio, que trabalha na região, pelo seu empenho para que a subsede do sindicato se tornasse realidade.

Para o advogado Alex Martins, da OAB, a subsede terá um papel fundamental na luta para estender os direitos dos enfermeiros para toda a região, ressaltando a história de lutas sociais e políticas que marcam o Sul Fluminense.

– Quero deixar a Câmara dos Vereadores de Barra Mansa totalmente à disposição do sindicato, seja para apresentarmos projetos de lei, fazer reuniões ou disponibilizamos a tribuna da Câmara para que representantes da entidade façam pronunciamentos em defesa de melhorias para a categoria – afirmou o presidente do Legislativo de Barra Mansa, Marcelo Cabeleleiro.

Segundo o presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, o desafio da nova estrutura do sindicato em Barra Mansa é acompanhar e solucionar os problemas da categoria na região. “Trazer o sindicato para cá não foi fácil, já que a concentração de enfermeiros na capital é muito grande. Isso fez com que faltasse pernas para estender a atuação para outras regiões. Mas, agora, finalmente isso aconteceu. E a interiorização começa justamente por uma região que tem história de luta.”

Também usaram a palavra para saudar a criação da subsede o diretor do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, Jones Rachid, Regina Medeiros, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da região, a enfermeira Durvalina, além do secretário de Administração e Finanças da CUT-RJ, José Antônio Garcia Lima. Marcelo Rodrigues, também da direção da central no estado prestigiou o evento, bem como Ursula Oliveira, da Frente Popular de Luta de Barra Mansa.