HOSPITAIS MUNICIPAIS DO RIO, REDE PRIVADA E OS MANTÊM GREVE

Em assembleia presencial realizada, nesta quinta-feira (23/03), na sede da APCEF, no Centro do Rio, a Enfermagem decidiu encerrar a greve nas redes federal e estadual, nas fundações, nos hospitais universitários e nas redes municipais de todo o território fluminense, exceto na capital. Ainda permanecem paralisados os profissionais das redes privada, das OS e da Rio Saúde e os estatutários da Prefeitura do Rio. De acordo com o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ), Marco Schiavo, essa é uma situação que se repete também em Pernambuco, onde a categoria decidiu encerrar o movimento grevista.

No Rio de Janeiro, a greve, que teve início no dia 10 de março, foi marcada pela adesão maciça de enfermeiras e enfermeiros e também por casos lamentáveis de assédio e demissões, principalmente, na rede privada. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) foi instado pelos sindicatos a agir e decidiu multar os patrões que desrespeitaram os direitos dos trabalhadores. Durante os dias de paralisação, a Enfermagem conseguiu apoios em diversas instâncias de Poder, com a instalação de frentes parlamentares na Câmara de Vereadores do Rio e na Alerj.