Sindicato serve para defender direitos e conquistas dos trabalhadores, negociar com empregadores melhorias para a categoria que representa, organizar mobilizações de rua para impedir corte de direitos e fazer as reivindicações da classe, associar-se a outros sindicatos e entidades para fortalecer as bandeiras gerais da classe trabalhadora e acionar o Judiciário na defesa dos interesses dos trabalhadores.
Por tudo isso, sindicatos fortes são muito importantes.
O Rio, o Brasil e o mundo atravessam um período histórico dramático, assolados por um pandemia que se revelou a maior crise de saúde dos últimos 100 anos. E lá estão os profissionais de enfermagem atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus, colocando em risco suas vidas para salvar as das pessoas. Infelizmente, muitos morreram no cumprimento do dever. São verdadeiros heróis. A pandemia mostrou, por outro lado, o quanto o SUS, tão atacado pelos barões da saúde privada, é fundamental. O tsunami revelou ainda quais são de fato os serviços e as categorias essenciais.
Em meio ao estrago causado pelo vírus, ficou ainda mais patente a necessidade de fortalecermos as entidades de trabalhadores, especialmente as ligadas à área da saúde. Sindicato forte significa categoria com mais direitos e reconhecimento profissional. E profissional valorizado e com melhores condições de trabalho pode proporcionar um atendimento de saúde cada vez melhor à população.
Moral da história: os sindicatos são imprescindíveis.
Nos dias 29 e 30 de julho, vote na eleição online do Sindicato dos Enfermeiros do Rio.