Homenagens aos enfermeiros Marcos e Edma Valadão

Nesta terça-feira (20/9), a Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Rio de Janeiro, prestou homenagens ao casal de enfermeiros Marcos e Edma Valadão, que foram covardemente assassinados no dia 20 de setembro de 1999.

O evento aconteceu na Clínica da Família Marcos Valadão, em Acari. Contou com a presença da Deputada Enfermeira Rejane de Almeida, representantes de várias entidades ligadas à enfermagem: Coren-RJ, Aben-RJ e Aben-Nacional, Federação Nacional dos Enfermeiros e SindenfRJ. Além de representantes do PSF “Edma Valadão” e do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.3.

Durante os discursos, foi lembrada a trajetória de ambos, sempre marcada pela ética e por gestões democráticas à frente das entidades representativas da enfermagem. Lutavam por melhores condições de trabalho e uma remuneração mais digna para os profissionais. Ressaltou-se também que quando foi morto, Marcos Otávio Valadão era presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Rio de Janeiro, e sua mulher, Edma, era presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro. Naquele contexto, eles denunciavam irregularidades financeiras da direção do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Marcos, que também era advogado, vinha se dedicando ao Curso de Mestrado em Enfermagem, onde defenderia sua dissertação em dezembro de 1999. Combativo e criativo, Marcos foi eleito, em 1995, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Rio de Janeiro (ABEn-RJ) e reeleito para uma segunda gestão, mandato este, que não chegou a concluir.

Marcos e Edma não se foram, pois seus sorrisos de esperança permanecem entre nós.