Homenagem do SindEnfRJ aos enfermeiros assassinados há 19 anos

Neste 20 de setembro um crime brutal completou 19 anos : foram assassinados os enfermeiros Edma e Marcos Valadão. Ela presidia o Sindicatos dos Enfermeiros do Rio e ele a Aben-RJ.

Esses dois mártires da nossa categoria foram mortos no período em que denunciavam crimes que aconteciam no Coren e no Cofen, tais como desvio de verbas, apropriação de bens e falsificação de documentos, dentre outros.

Infelizmente, apesar de todo o esforço das entidades de enfermeiros, do movimento sindical e de vários segmentos da sociedade, ninguém pagou pelo bárbaro crime, que permanece impune até hoje. Mas nós nunca desistiremos de cobrar das autoridades a punição exemplar dos que tiraram a vida dos nossos colegas.

Edma e Marcos estarão sempre presentes na memória e no coração da categoria e seguirão como faróis a iluminar as lutas pelos pleitos dos enfermeiros e por uma sociedade mais justa.

Mônica Armada, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro