GOVERNADOR COMPROMETE-SE COM A RETOMADA DO PCCS ESTADUAL

O governador do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, comprometeu-se, nos próximos dias, a avançar na assinatura de decretos e normativas que garantam a integralização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores estatutários da Saúde fluminenses. A decisão foi tomada, nesta quarta-feira (24/06), um pouco antes da partida entre Brasil e Escócia pela Copa do Mundo, em uma reunião, mediada pelo mandato do deputado estadual Flávio Serafini (PSol), com os representantes dos profissionais de Saúde do estado. O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) participou do encontro através da presença da Primeira Tesoureira, Mônica Armada. Couto garantiu também que vai tratar de situações emergenciais que promovam a retomada de direitos para os trabalhadores da Fundação Saúde.

Assim que a reunião foi encerrada, o deputado Flávio Serafini comemorou o resultado do encontro. Ele disse que, além de garantir a integralidade do PCCS dos estatutários, a conversa com o governador foi muito proveitosa para corrigir uma série de injustiças históricas enfrentadas atualmente pelos funcionários da Fundação Saúde. Dentre elas, a falta de uma gratificação justa – os salários encontram-se totalmente defasados -, de remuneração pela qualificação e da retomada da tramitação do PCCS próprio para a entidade. Para o SindEnfRJ, a saída do ex-governador Cláudio Castro, que vinha se mostrando insensível às reivindicações dos profissionais da Saúde, foi positiva para o avanço nas negociações por direitos. A luta para estabelecer um PCCS estadual em sua integralidade vem sendo travada por diversos sindicatos há anos, bem como a melhoria das condições de trabalho na Fundação Saúde. A categoria pode ficar certa de que o Sindicato dos Enfermeiros levará essa luta até o fim.