Entidades defendem reivindicações da categoria na abertura do 65º CBEn

Representantes do SindEnfRJ, CUT-RJ e Aben, entre outros, reforçaram luta pelas 30h e por melhores salários e condições de trabalho

Era para ser “apenas” mais uma das tradicionais sessões de abertura, como em qualquer evento. Mas não foi. Representantes de entidades como o Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfRJ), a Central Única dos Trabalhadores (CUT-RJ) e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) levaram para a pauta da solenidade do 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) algumas das principais reivindicações da categoria, relacionando-as com outras lutas, como a “jornada de junho e julho” e a atual greve da Educação do Rio. O 65º CBEn continua até quinta (10) no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, região central do Rio. Confira a programação completa e como participar em www.abeneventos.com.br/65cben.

Jornada, salário e condições de trabalho

Para a presidenta do SindEnfRJ, Mônica Armada, a luta dos enfermeiros é muito dura, mas também há vitórias. “Ainda não temos a jornada de 30 horas, um piso salarial digno e condições de trabalho ideais. E aqui no Rio ainda temos que lutar contra as demissões de quem tem duplo vínculo no serviço público, que é um direito constitucional. Felizmente, o SindEnfRJ reintegrou todos os enfermeiros demitidos por conta do duplo vínculo”.

O presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, criticou a forma como os profissionais de Enfermagem são tratados pela mídia, que “só mostra os erros para atacar a categoria, mas não mostra os relevantes serviços prestados por estes profissionais à sociedade”. Darby também reforçou o apoio que a central já dá às lutas dos profissionais de enfermagem e declarou que continuará empenhado na pressão ao governo. “A CUT-RJ é parceira e defende mais enfermeiros para o Brasil e 30 horas já! Vamos continuar cobrando do governo e da Dilma, que se elegeu com o compromisso das 30 horas e até agora não saiu da conversa”.

Contra privatização e precarização

Encerrando o mandato de três anos à frente da Aben nacional e também presidindo o 65º CBEn, a enfermeira e professora da UFRJ, Ivone Cabral, usou a prerrogativa de ser a primeira oradora do Congresso para fazer um panorama da Enfermagem brasileira atual. As reivindicações da categoria, é claro, não ficaram de fora. “A Aben é contra a privatização da saúde e a contratação com vínculos precários”, defendeu Ivone. A professora também pediu transparência e eleições diretas para o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a criação de um programa “Mais Enfermagem“, nos moldes do recentemente lançado “Mais Médicos”.

Além disso, parabenizou a presidenta Dilma pela coragem ao vetar dispositivos da lei do Ato Médico e criticou a expansão de cursos privados à distância. “Os polos de educação à distância que formam bacharéis em Enfermagem devem sofrer intervenção imediata do Ministério da Educação, pois não é possível formar profissionais que darão assistência à distância, pelo computador. Quem autoriza curso à distância tem que ter enfermeiro à distância”. Em nome da Aben e do 65º CBEn, a professora Ivone Cabral entregou ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde uma homenagem pelo 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também participaram da sessão de abertura do 65º CBEn a nova presidenta eleita da Aben nacional, Angela Maria Alvarez, a presidenta da Aben-RJ, Sônia Maria Alvez, a diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Anuska Schneider, o diretor do Diretório Acadêmico de Enfermagem da UFRJ e da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Eneenf), Pedro Vidal, a presidenta do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satem-RJ) , Miriam Andrade, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), Pedro de Jesus, a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, o professor de Enfermagem da Uerj, Márcio Tadeu, o representante da Organização Panamericana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde, Félix Rígoli, a deputada estadual Rejane de Almeida, o deputado federal Chico Alencar, o representante das Forças Armadas, Coronel Vilela, o representante do Ministério da Saúde, Eider Aurelio Pinto, e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

Estande do SindEnfRJ

O Sindicato montou um estande no espaço do 65º CBEn. Lá os enfermeiros podem conferir vídeos, materiais e informações sobre as lutas da categoria e a atuação do SindEnfRJ.