Enfermeiros ocupam o Centro do Rio pelas reivindicações da categoria

No Dia Nacional de Luta, o SindEnfRJ realizou manifestação da Enfermagem no Largo da Carioca e participou da passeata unificada na Av. Rio Branco

O Dia Nacional de Luta, na quinta-feira (11/7), foi bastante movimentado para os enfermeiros do Rio de Janeiro, com direito a uma manifestação pelas reivindicações específicas da Enfermagem e a participação na passeata unificada das centrais sindicais e movimentos sociais.

Mobilização da Enfermagem

No início da tarde, no Largo da Carioca, o SindEnfRJ realizou uma manifestação conjunta com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satem-RJ). Contando com uma apresentação de teatro da Companhia de Emergência Teatral, os sindicatos chamaram a atenção da população para a importância de lutar por uma saúde pública e de qualidade e protestaram pelas reivindicações específicas das categorias da Enfermagem, como regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais, fim das demissões, direito ao duplo vínculo, salário decente e melhores condições de trabalho. Os sindicatos também aproveitaram para convocar as pessoas que passavam pelo Largo da Carioca para a passeata unificada das centrais sindicais e movimentos sociais.

“Nossa luta não é corporativa, estamos lutando pela saúde pública e de qualidade para toda a população. Por isso estamos pressionando o Congresso Nacional e empenhados na luta por uma reforma política que permita a eleição de mais parlamentares comprometidos com a saúde pública e a luta dos enfermeiros”, explicou a presidenta do SindEnfRJ, Mônica Armada.

Os presidentes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Sônia Alves, da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RJ), Darby Igayara, e do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro (Seeb-Rio), Almir Aguiar, também participaram da manifestação no Largo da Carioca em apoio à luta dos enfermeiros.

Passeata unificada

Do Largo da Carioca, os enfermeiros estenderam a manifestação até a Candelária, onde se uniram a milhares de militantes na passeata unificada das centrais sindicais e movimentos sociais. Logo que chegaram, os enfermeiros fizeram uma encenação na esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, deitando no chão para demonstrar a importância e as lutas da categoria.

“Nossa luta é para a dignidade da categoria, materiais de trabalho e qualidade de serviço do trabalhador”, declarou a vice-presidente do SindEnfRJ, Líbia Dantas, ao RJTV 2ª edição de ontem (clique aqui para assistir a entrevista, que começa aos 3min28seg do vídeo da reportagem).

A passeata unificada, que fez parte do Dia Nacional de Luta convocado pelas centrais sindicais e movimentos sindicais, levou para as ruas 13 reivindicações:

• Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
  • Fim do fator previdenciário;
  • 10% do PIB para a Educação;
  • 10% do Orçamento da União para a Saúde;
  • Transporte público e de qualidade;
  • Valorização das Aposentadorias;
  • Reforma agrária;
  • Fim dos Leilões do Petróleo e todo tipo de privatização;
  • Contra o PL 4330, sobre Terceirização;
  • Reforma política e realização de plebiscito popular;
  • Reforma urbana;
  • Democratização dos meios de comunicação;
  • Pelos Direitos Humanos:
    • Contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas;
    • Contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais;
    • Contra a aprovação do Estatuto do Nascituro;
    • Pela punição dos torturadores da ditadura.

Foto: Nando Neves