ENFERMEIROS DO RIO PARALISAM ATIVIDADES PARA LUTAR PELO PISO

A paralisação da Enfermagem em todo o país nesta terça-feira (14/02) chamou a atenção da sociedade para a desvalorização que os profissionais de Saúde estão sofrendo desde que o Piso Nacional foi suspenso por uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). No Rio de Janeiro, o Sindicato dos Enfermeiros do estado (SindEnfRJ) convocou uma manifestação em frente ao Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, na zona Norte da capital. Cerca de 800 enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de Enfermagem, compareceram ao ato, que começou às 8h e se encerrou com uma caminhada até o Maracanã.

Durante o protesto, a categoria foi informada que autoridades do Ministério da Saúde comprometeram-se a receber as lideranças da Enfermagem para uma negociação, ainda hoje, em Brasília.

A paralisação, que teve 70% de adesão, como manda a Lei de Greve, aconteceu em todo o estado do Rio, menos em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, graças a uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), concedida em setembro de 2022. A Enfermagem exige o pagamento do Piso Salarial de R$ 4.750 garantido por lei aprovada pelo Congresso. Para isso, é preciso que o presidente Lula edite uma medida provisória garantindo as fontes de custeio.