ASSEMBLEIA DECIDE PELO FIM DA GREVE NO MUNICÍPIO DO RIO

Em assembleia realizada, nesta quarta-feira (03/05), pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) no auditório da CUT, no Centro do Rio, os profissionais da rede privada, das OS e da Rio Saúde e os estatutários da Prefeitura do Rio decidiram terminar a greve que teve início no dia 10 de março. A decisão foi ratificada por 70,6% dos presentes ao encontro, que ocorreu às 13h. A partir da 0h desta quinta-feira (04/05), todos os enfermeiros e enfermeiras devem voltar ao seus postos de trabalho. A partir de então, a categoria estará em estado de greve, o que pode ser traduzido como um alerta às autoridades e patrões de que, a qualquer momento, a paralisação pode voltar.

O presidente do SindEnfRJ, Marco Schiavo, disse que, agora, o sindicato vai acompanhar as negociações relativas ao dissídio de greve com as OS e a Rio Saúde e com o RH da Prefeitura do Rio. De acordo com ele, muitos patrões e chefes de setores assediaram moralmente os funcionários e algumas demissões ilegais aconteceram. A greve da Enfermagem ganhou adesão de trabalhadores de todas as redes de Saúde do estado. No último dia 23 de março, no entanto, os funcionários dos hospitais públicos estaduais e federais, das fundações e das redes municipais de outras cidades fluminenses, menos da capital, decidiram encerrar sua participação na greve.