Enfermeiros da Santa Casa mais perto de receber o piso regional

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) deu no dia 19 de março mais um importante passo no processo para obrigar a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro a pagar a todos os enfermeiros o piso regional da categoria, atualmente em R$ 2.047,58. Em audiência, o juiz responsável por analisar a ação impetrada pelo Sindicato exigiu que a Santa Casa apresente lista com o nome de todos os seus enfermeiros e os respectivos salários.

A expectativa agora é que, ao anunciar a sentença, em junho, o juiz determine a imediata adoção do piso regional como menor salário na instituição e o pagamento de todos os atrasados desde abril de 2011. Se não cumprir, a Santa Casa poderá ser multada pela Justiça.

O piso regional é um direito de todos os enfermeiros, e todas as unidades de saúde do estado estão obrigadas a adotá-lo. Mas, infelizmente, algumas unidades de saúde que se apresentam como filantrópicas se recusam a pagar o valor estabelecido.

Diante disso, o recurso é ir à Justiça cobrar o que é devido. E é o que o SindEnfRJ tem feito e continuará a fazer, pois não vamos admitir que um direito dos enfermeiros, garantido em lei, seja desrespeitado. “Se empresas privadas ou entidades filantrópicas se recusarem a cumprir a lei do piso, vamos à Justiça. Para isso, pedimos aos enfermeiros que estejam recebendo menos que R$ 2.047,58 que procurem o sindicato e denunciem”, alerta a presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada.