Enfermeiros da Santa Casa de Barra Mansa se reúnem com o Sindicato em Assembleia

Os enfermeiros de Barra Mansa autorizaram, em assembleia realizada na sexta-feira, a direção do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) a impetrar ação judicial para cobrar o pagamento do piso regional da categoria, de R$ 2.047,58. A decisão foi tomada depois que, em reunião com a presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada, os enfermeiros ouviram todas as tentativas de negociação, bem como tiveram acesso à proposta indecorosa feita pela Santa Casa de Barra Mansa:  R$ 1.192,00 de salário para os profissionais e, através de um escalonamento de reajustes, salários de R$ 1.699,61 em novembro de 2014.

No encontro, que também teve a presença do presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ), Darby Igayara, os dirigentes das entidades disseram que a Santa Casa  não pode descumprir a lei e desrespeitar o direito dos trabalhadores. “O piso regional é uma conquista da categoria e não vamos admitir que ninguém o desrespeite”, afirmou Mônica Armada.

Ela anunciou que, além da imediata adoção do piso regional como menor salário da categoria, o SindEnfRJ vai exigir o pagamento de todas as diferenças dos meses em que enfermeiros receberam menos do que deveriam. “Não abrimos mão do que é um direito garantido em lei. Vamos adotar todas as ações que forem necessárias para fazer que a Santa Casa ou qualquer outra empresa pague o piso regional dos enfermeiros”, disse Mônica.