Vitória: enfermeiros da Pró-Saúde devem devem ir ao sindicato dias 12 e 13/8 para dar baixa na carteira e liberar o FGTS

Grande vitória da categoria : em audiência de conciliação realizada no TRT-RJ, ficou decidido que devem ser dadas baixas nas carteiras de trabalho e a liberação do FGTS dos profissionais enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e trabalhadores sem sindicato da OS Pró-Saúde/Getúlio Vargas.

As enfermeiras Lidiane e Laira estiveram presentes no ato da audiência e foram contempladas com a imediata baixa na carteira profissional, junto com mais três trabalhadoras da cozinha, um funcionário administrativo e três trabalhadores da manutenção. Desde desta segunda-feira, 12/8, tem sido grande a presença de enfermeiros na sede do SindEnfRJ para ter acesso a esses direitos. O prazo acaba nesta terça-feira, 13/8.
Mas é importante lembrar que só serão contemplados os trabalhadores que “ainda não deram entrada no processo individual”. Quanto às gestantes e licenciadas por questões de saúde, o sindicato marcará  uma reunião na próxima semana com o Jurídico para avaliar a situação e discutir a apresentação de ações jurídicas de caráter emergencial. Não foi possível incluir as gestantes neste momento, pois as mesmas estariam abrindo mão de seus direitos quando dessem baixa nas carteiras profissionais.

E agora o que fazer?

1- Ir ao Sindicato dos Enfermeiros nos dias 12 e 13 de agosto, das 9h às 16h

Endereço: Rua Sete de Setembro, 98 – cobertura 5 – Centro – 20050-002 – Rio de Janeiro

Documentações necessárias : RG; CPF; PIS e Carteira de Trabalho.

2- Fazer a filiação no Sindicato dos Enfermeiros do RJ. O valor é R$180,00 pago no débito ou crédito. É com essas contribuições que mantemos as lutas. Por isso, contamos com contamos com a sindicalização de todos os enfermeiros, até porque teremos necessidade de ingresso com os processos individuais, pelos quais o enfermeiros nada pagará ao sindicato.

Na quarta-feira, 14 de agosto, divulgaremos a listagem com nomes dos primeiros enfermeiros e a data que eles deverão comparecer ao TRT – Avenida Presidente Antônio Carlos, 251, térreo -, para iniciar o processo de baixa na carteira, cujo início está previsto para sexta-feira, dia 16 de agosto.
Após a baixa nas carteiras pelo TRT, o o enfermeiro deverá ligar para agendar o saque n Caixa Econômica Federal, na Rua do Lavradio, 132, Centro.