ENFERMEIROS CONTRATADOS PELA RIO SAÚDE ENTRAM EM GREVE

Após assembleia realizada na última segunda-feira (16/09), enfermeiras e enfermeiros contratados pela Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (Rio Saúde) resolveram entrar em greve. A mobilização terá início a 0h do próximo dia 21 de setembro, tendo como formato o regime de greve, ou seja, 30% do efetivo trabalhando nos serviços ou atividades essenciais e 70% em paralisação não presencial de acordo com a lei. A decisão da categoria levou em conta a falta de reajuste salarial, o não cumprimento da Lei do Piso Salarial, a não discussão do Acordo Coletivo de Trabalho e o não cumprimento das Leis Trabalhistas.

Para a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Elizabeth Guastini, a greve visa não somente melhorar o salário e as condições de trabalho dos funcionários da Rio Saúde, mas também o atendimento à população da cidade do Rio de Janeiro, que se encontra desamparada quando o assunto é a qualidade hospitalar. Na semana passada, em uma visita ao Hospital Municipal Souza Aguiar, a maior Emergência da América Latina, a diretoria do sindicato constatou as péssimas condições de trabalho para os profissionais da Enfermagem.