ENFERMEIROS AGUARDAM O PAGAMENTO DO PISO NACIONAL EM AGOSTO

O mês de agosto chegou e, com ele, toda uma categoria encontra-se apreensiva sem saber ao certo o que vai encontrar nos contracheques. Isso porque, um ano após a aprovação da Lei 14.434/22, que instituiu o Piso Nacional da Enfermagem, o pagamento do reajuste salarial para os quase 3 milhões de profissionais de todo o país ainda não aconteceu. De acordo com o Ministério da Saúde, o novo salário entrará na conta dos enfermeiros em contratos temporários já este mês. O Governo federal também garantiu que realizou um levantamento nos estados e municípios para apurar os valores a serem repassados a cada ente da federação. Serão nove parcelas para este repasse.

No Rio, o Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfRJ) tem realizado diversos atos públicos e manifestações em frente a hospitais para chamar a atenção de toda a sociedade para o absurdo da situação que envolve o não cumprimento da lei do Piso da Enfermagem. De acordo com o presidente da instituição, Marco Schiavo, é preciso que a categoria esteja alerta para garantir os seus direitos. Ele chama atenção para a situação dos profissionais que trabalham na rede privada do município do Rio, pois o SindEnfRJ já tem convenção coletiva registrada no Ministério do Trabalho prevendo o pagamento do piso salarial para os enfermeiros.

Os profissionais de Saúde da rede privada do município do Rio que não receberem o piso no salário deste mês podem denunciar a situação ao SindEnfRJ, através do e-mail sindenfrj@sindenfrj.org.br, para as medidas judiciais cabíveis.