ENFERMAGEM TEM REUNIÃO COM DGH PARA TRATAR DE INSALUBRIDADE

Representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) reuniram-se, na última sexta-feira (18/08), com a direção do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde, na Rua do México, Centro do Rio. Durante o encontro, a diretoria do SindEnfRJ, junto a dirigentes do Sindsprev/RJ, cobrou do Governo federal o pagamento da insalubridade em grau máximo para toda a categoria, conforme previsto em documento e laudo técnico do MS de 2017. O pagamento da insalubridade aos servidores da rede federal do Rio foi acordado entre o sindicato e o Ministério no início deste mês para pôr fim à greve dos profissionais de Saúde.

A diretoria do SindEnfRJ esteve no DGH para cobrar esse direito do trabalhador e foi recebida pelo diretor do Departamento, Alexandre Telles, e pelo assessor Luiz Tenório. De acordo com Líbia Bellusci, uma das representantes dos trabalhadores, estabeleceu-se um cronograma inicial de visita e de verificação aos setores com maior exposição e riscos, visando o início do pagamento da insalubridade. Tais visitas serão feitas por uma equipe composta por um assessor do DGH, um médico do trabalho e um integrante da categoria. Líbia salientou que o SindEnfRJ continuará lutando junto aos enfermeiros até que o valor devido esteja creditado no contracheque de cada funcionário.

Também participaram da reunião Denise Sanches, Cristiana Venetilho e Alessandra Aguiar, todas da diretoria do SindEnfRJ.