ENFERMAGEM PROTESTA NA PORTA DE HOSPITAIS MUNICIPAIS DO RIO

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) realizou, na última segunda-feira (10/04), manifestações simultâneas na porta dos hospitais municipais Miguel Couto, no Leblon, e Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. A categoria se reuniu para reivindicar a implementação do Piso Nacional e do Plano de Cargos e Salários (PCCS) da cidade do Rio, além do reajuste dos vencimentos mensais e do triênio que não vem sendo pago pela Prefeitura há anos. Presidente do SindEnfRJ, Marco Schiavo esteve com o grupo em frente ao Miguel Couto e puxou o coro com palavras de ordem: “O Piso é nosso. Ninguém tira da gente. Direito garantido não se compra e não se vende”. O Sindicato Municipal dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem também participou dos protestos.

Schiavo lembrou que, mesmo com a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que autorizou apenas 20% de adesão à greve da Enfermagem no Rio (estatutários da rede municipal, OS e Rio Saúde), os profissionais têm força para lutar contra o prefeito Eduardo Paes e o deputado estadual Daniel Soranz, ex-secretário Municipal de Saúde, que, de acordo com o presidente do SindEnfRJ, elegeu-se às custas da categoria. No Lourenço Jorge, a diretora Líbia Bellusci liderou a mobilização e conclamou os enfermeiros a não pararem de lutar até que um piso salarial justo esteja nos contracheques de todos.