ENFERMAGEM: GREVE POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DO DIA 10

Com 82% de votos na enquete realizada durante assembleia geral extraordinária online, enfermeiras e enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro optaram por entrar em greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 10 de março. A decisão, ratificada ao fim do encontro realizado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ), nesta sexta-feira (03/03), também definiu que, durante a paralisação, haverá assembleias permanentes e diárias. A greve acontece em virtude do atraso do Governo federal em editar uma medida provisória que garanta as fontes de custeio para o pagamento do Piso Salarial Nacional.

A paralisação, que, de acordo com lei, precisa manter 30% dos trabalhadores em serviço nos hospitais, começa à 0h do próximo dia 10 – menos em Nova Iguaçu, por força de liminar da Justiça. No mesmo dia, às 10h, haverá um grande ato que deverá reunir centenas de profissionais na porta do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro da capital. Os demais 18% participantes da assembleia desta sexta acabaram optando por uma greve de 24h também no dia 10 – proposta recusada. A última paralisação da Enfermagem aconteceu no dia 14 de fevereiro em todo o país. No Rio, houve manifestação em frente ao Quinta D”Or, em São Cristóvão.