Em Brasília, Sindicato protesta e pede veto ao projeto do “Ato Médico”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Manifestação reuniu centenas de profissionais da saúde. Presidenta Dilma tem até sexta-feira (12/7) para se posicionar sobre o projeto.

O SindEnfRJ foi a Brasília na última quinta-feira (4/7) para protestar e pedir o veto presidencial  à parte do projeto de lei 268/2002, conhecido como “Ato Médico”. A manifestação contou com a participação de centenas de profissionais e estudantes de 13 categorias da área da saúde, como a Enfermagem, que serão prejudicadas.

Os profissionais de saúde fizeram uma passeata da Biblioteca Nacional ao Palácio do Planalto, passando pela Esplanada dos Ministérios, onde os manifestantes pararam em frente ao Ministério da Saúde. A principal reivindicação do movimento é o veto ao trecho do projeto (inciso I do artigo 4º) que fere a autonomia entre as diversas profissões da área da saúde, restringindo aos médicos a realização de diagnósticos e a prescrição de medicamentos.

Para a presidenta do SindEnfRJ, Mônica Armada, o fim da autonomia não prejudica apenas os profissionais, mas também a população. “Além de desrespeitar os regulamentos das outras profissões da área, que devem atuar de forma integrada e não subordinada à medicina, o fim da autonomia traz prejuízos aos pacientes, principalmente no SUS, pois a dependência de um médico para todos os procedimentos acaba dificultando e aumentando o tempo de espera pelo atendimento”. Mônica e a diretora Cristina Venetilho representaram o SindEnfRJ em Brasília.

A presidenta Dilma aguarda um parecer técnico de sua assessoria para decidir, até sexta-feira (12/7), se sanciona ou veta o projeto.

Luta do SindEnfRJ contra o “Ato Médico”

Clique nas matérias abaixo e saiba mais:

Aprovação do Ato Médico é retrocesso para a Saúde: veta Dilma!

http://www.sindenfrj.org.br/aprovacao-do-ato-medico-e-retrocesso-para-a-saude-veta-dilma/

Manifestação pede veto ao Ato Médico

http://www.sindenfrj.org.br/manifestacao-pede-veto-ao-ato-medico/