DESCASO: PACIENTE MORRE EM ELEVADOR PARADO DO SALGADO FILHO

O descaso com a Saúde no Rio de Janeiro teve um novo capítulo esta semana que deixou a população estarrecida. Na última segunda-feira (01/07), o paciente Sérgio Gabriel, 28 anos, que tinha uma doença crônica e estava em tratamento no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, morreu após ter ficado preso por cerca de 16 minutos em um dos elevadores da unidade. Ele estava sendo transferido de andar e precisou de atendimento, quando o elevador onde estava com enfermeiros e a família teve uma pane (a porta descarrilou) e parou de funcionar. Representantes da direção do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), que vem denunciando a precariedade das redes municipal, estadual e federal de Saúde na capital fluminense, foram ao Salgado Filho prestar solidariedade aos familiares de Sérgio e chamar a atenção para os problemas do hospital.

De acordo com funcionários, o Salgado Filho tem quatro elevadores, mas apenas dois estão funcionando de maneira bastante precária. Segundo eles, várias pessoas já ficaram presas por conta da falta de manutenção e do cuidado com os equipamentos. A direção do hospital afirma que Sérgio Gabriel morreu fora do elevador, mas os representantes do SindEnfRJ que estiveram na unidade contestam a informação e garantem que o paciente teve uma parada cardiorrespiratória dentro do equipamento em pane. A Prefeitura do Rio homologou uma licitação no valor de R$ 1,2 milhão para o fornecimento de peças para o conserto dos elevadores. O Sindicato dos Enfermeiros ressalta que essa situação não é exclusiva da unidade do Méier e também se repete em diversos outros hospitais da cidade, com problemas estruturais não somente nos elevadores.