Depois de muita luta, salários dos trabalhadores do SAMU e dos hospitais de campanha estão prestes a ser pagos

Diante do jogo de empurra entre o TRT e o governo do estado sobre a responsabilidade pela demora de uma solução para o problema do atraso no pagamento dos salários e outros direitos dos profissionais de saúde, o Sindicato dos Enfermeiros do Rio, representado pelas diretoras Líbia Bellusci e Alexandra Aguiar, com o apoio da enfermeira Suellen e de pelo menos 40 trabalhadores da saúde, participaram de uma série de reuniões e mobilizações para romper o impasse. Houve caminhada do TRT à Secretaria Estadual de Saúde, onde aconteceu um ato de protesto.

Na segunda-feira (30), o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Cesar Marques, informou à delegação de trabalhadores que o estado não cumprira mais uma vez a promessa de pagar os salários em atraso. Na sequência, os profissionais se dirigiram para a Secretaria Estadual de Saúde, onde foram recebidos por Simões, chefe de gabinete do secretário, e por Felipe Fontes, responsável pelo Jurídico da secretaria. Na reunião, os representantes da SES admitiram que os valores não haviam sido pagos.

Em nova reunião na terça-feira (1º), Felipe Fontes confirmou que o estado não efetuou o pagamento do SAMU. Fontes tentou justificar mais essa mentira do estado, se desculpando pelo fato de o pagamento do boleto do SAMU só ter sido pago no fim da tarde do dia 30. Foram analisadas as situações de OS por OS.

Foi marcada, então, uma audiência, para a quarta-feira (2), no TRT. Na ocasião, o desembargador Cesar Marques deu um prazo de mais cinco dias para que os pagamentos sejam feitos. Caso contrário, decretará o arresto das contas bancárias. Ficou decidido ainda que a OS OZZ Saúde tem que peticionar planilhas novas, para que o pessoal do SAMU e da Fundação Saúde finalmente recebam. Veja como se encontra o quadro de atrasos no estado :

Hospital Anchieta – 45 dias
Hospitais de Campanha (Maracanã e São Gonçalo) – Julho e rescisões
SAMU – Agosto, setembro, rescisões e emprego de volta
Hospital de Saracuruna – Julho, 15 dias de agosto, rescisões, quatro meses de depósito do FGTS e situação das gestantes e dos licenciados
HTO – Julho e agosto.
Hospital da Mãe – julho e seis dias do mês de agosto
Hospital da Mulher – Férias de outubro e novembro
Carlos Chagas – Verbas rescisórias