Déficit de RH : Salgado Filho vai contratar enfermeiros por tempo determinado

Para fazer frente à grave crise de falta de pessoal no Hospital Salgado Filho, a secretária de Saúde do município do Rio, Bia Bush, informou aos representantes do SindEnfRJ, do Coren, à diretora de enfermagem do Salgado Filho, Fátima Leal, e a dezenas de enfermeiros presentes à reunião desta terça-feira, 11/12, na prefeitura, que serão feitas contratações de enfermeiros, para a prestação de serviço por tempo determinado na unidade, enquanto não são realizados concursos públicos.

Terão preferência os profissionais do próprio Salgado Filho, mas servidores de outras unidades também poderão pleitar uma vaga. A secretária se comprometeu a conversar com o prefeito Crivella o mais rápido possível. Na sequência, provavelmente já na semana que vem, comunicará ao SindEnfRJ e demais entidades as regras e o modelo de contratação, bem como o valor a ser pago.

A reunião de hoje foi solicitada pelo SindEnfRJ, uma vez que ficou claro que o déficit de RH do Salgado Filho atingira níveis insuportáveis, com os enfermeiros sendo submetidos a uma sobrecarga absurda de trabalho. Para se ter uma ideia do isso representa, algumas salas de emergência da unidade contam com 80 pacientes para um enfermeiro e dois auxiliares. Para piorar, o Salgado Filho é a única unidade da prefeitura que não dispõe de CER (Coordenação de Emergência Regional).

A falta de pessoal impacta diretamente na qualidade do atendimento de saúde da população. São frequentes no Salgado Filho, por exemplo, quedas de pacientes das macas. Bia Bush disse ainda que na quinta-feira, 20/12, fará uma reunião no Salgado Filho, com o objetivo de promover uma otimização da ocupação dos leitos.