CUT encampa reivindicações da enfermagem

O Congresso Regional da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ), realizado de 1º a 3 de junho no Rio de Janeiro, aprovou a tese apresentada pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Mônica Armada, e adotou como suas bandeiras prioritárias de luta a aprovação do projeto de lei que estabelece a jornada semanal de 30 horas para profissionais de enfermagem, o respeito ao duplo vínculo no serviço público para aprovados em concursos e a rejeição do projeto que regulamenta o ato médico.

As propostas serão levadas agora ao Congresso Nacional da CUT, que será realizado de 9 a 13 de julho em São Paulo.  O objetivo, explicou Mônica Armada, é incluir as causas da enfermagem entre as bandeiras de luta da CUT Nacional e de todas as suas regionais. “A jornada de 30 horas, o direito ao duplo víncula e a rejeição do texto do ato médico são causas de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem de todo o país”, afirmou ela.