CUT apresenta pauta nacional e convoca para a festa do 1º de Maio

Representantes de várias categorias participaram na tarde de quinta-feira, na Central do Brasil, da manifestação convocada pela Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ) para convidar os trabalhadores para festa em comemoração do dia 1º de maio e apresentar sua pauta nacional de reivindicações: redução da jornada semanal para 40 horas sem redução de salário; fim do fator previdenciário; destinação de 10% do PIB para a educação; negociação coletiva no setor público; reforma agrária e política agrícola; 10% do orçamento da União para a saúde; combate à demissão imotivada; valorização das aposentadorias; salário igual para trabalho igual; mais investimento público; e correção da tabela do imposto de renda.

A comemoração do 1º de maio deste ano será na Cinelândia, com uma festa embalada pelos ritmos do samba e do choro. A partir das 14h, vários artistas se apresentarão num palco montado em frente à Câmara dos Vereadores. Por toda a praça, sindicatos montarão barracas para reunir os trabalhadores das suas categorias.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnRJ), Mônica Armada, que participou da manifestação, explicou que ela serviu para informar da pauta nacional de reivindicações da classe trabalhadora e, sobretudo, alertar a todos da necessidade de participarem da luta para melhorar as condições dos trabalhadores. “Questões como a redução da jornada semanal, o fim do fator previdência e a destinação de 10% do PIB para a Saúde e outros 10% para a educação são fundamentais para toda a sociedade e não podem mais esperar”, afirmou ela.